Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Aulas noturnas de direção serão obrigatórias

Começou a valer nesta segunda-feira em todo o país a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a obrigatoriedade de 20% de aulas práticas noturnas para os candidatos a motoristas. A nova regra não aumentou a carga horária para obtenção da carteira de motorista. (Leia Mais)

Segunda, 17 de Maio de 2010 às 06:24, por: CdB

Começou a valer nesta segunda-feira em todo o país a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a obrigatoriedade de 20% de aulas práticas noturnas para os candidatos a motoristas.

A nova regra não aumentou a carga horária para obtenção da carteira de motorista. Das 20 horas/aula exigidas, quatro horas terão que ser executadas no período da noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão três horas/aula das 15 exigidas.

Antes da regra, havia apenas uma recomendação para que os alunos fossem levados a dirigir à noite e em condições adversas.  A fiscalização será feita pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado.

A mudança vale para quem der entrada no processo de habilitação.

Tags:
Edições digital e impressa