Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2026

Audiência pública vai discutir situação das barcas no Rio

Quarta, 04 de Abril de 2007 às 07:14, por: CdB

O diretor-presidente da empresa Barcas S/A, Amaury de Andrade, vai prestar esclarecimentos à Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) sobre o incidente com a barca Imbuhy, nesta terça-feira que teve um princípio de incêndio, e ainda sobre o acidente com a barca Visconde de Moraes, que ficou à deriva, na Baía de Guanabara, no Rio, no dia 26 de março. Representantes da Secretaria Estadual de Transportes e da Capitania dos Portos também foram convidados para audiência que acontece nesta quarta-feira.

 Segundo o presidente da comissão, deputado Marcelo Simão (PHS), o representante da concessionária deve esclarecer quais foram as medidas de segurança tomadas nos casos dos acidentes. A Capitania dos Portos instaurou um inquérito administrativo sobre o acidente com a barca Imbuhy, que pegou fogo.

Em nota oficial, a Capitania informou que por volta de 7h30 o incêndio começou na praça de máquinas da embarcação, causado pelo rompimento de uma rede de alimentação de óleo do motor de propulsão, deixando a embarcação à deriva. Segundo testemunhas, alguns passageiros idosos tiveram crises nervosas. Todos foram resgatados por outra embarcação enviada pela empresa Barcas S/A.

A Capitania informou que foi ao local do acidente com duas embarcações, e que a primeira teria chegado dez minutos depois do acidente. A barca foi inspecionada por militares da Capitania e encontra-se fora de tráfego, atracada no terminal da empresa.

O governador Sérgio Cabral também comentou o incêndio que ocorreu na embarcação. - É preciso renovar esta frota das Barcas S/A. Eles têm trabalhado para isso, sou testemunha disso. Acredito que em médio prazo nós teremos uma frota cada vez melhor - declarou.

Já o secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, afirmou que fará uma reunião para discutir os problemas. - Nós temos preocupação com estes acidentes que estão ocorrendo com as barcas, mas temos confiança de que este plano de remodelação das embarcações vai resolver a situação - concluiu.

Tags:
Edições digital e impressa