O cinema norte-americano perdeu uma de suas divas. A atriz americana Anne Bancroft, famosa por seu papel da fatal Mrs. Robinson em <i>A Primeira Noite de um Homem</i>, morreu na segunda-feira aos 73 anos, vítima de câncer, informou sua família nesta terça-feira. John Barlow, porta-voz do marido da atriz, o ator cômico, diretor e produtor Mel Broocks, informou na terça-feira que Bancroft faleceu de câncer uterino no hospital Mount Sinai de Nova York.
Anna Maria Louisa Italiano nasceu no Bronx e se mudou para Hollywood nos anos 50, quando iniciou sua carreira cinematográfica.
Bancroft fez sua estréia no cinema em 1952, com <i>Almas Desesperadas</i>, e participou de vários filmes menores antes de voltar a Nova York para atuar na Broadway em <i>Two for the seesaw</i>, onde contracenou com Henry Fonda e recebeu o Prêmio Tony de melhor atriz coadjuvante.
Seu papel seguinte no teatro foi o de professora da cega e surda Helen Keller em <i>O Milagre de Anne Sullivan</i>, quando ganhou o Tony de melhor atriz.
De volta ao cinema, Bancroft ganhou o Oscar de melhor atriz pelo mesmo papel de Anne Sullivan, em filme rodado em 1962.
Em 1967, Bancroft fez Mrs. Robinson em <i>A Primeira Noite de um Homem</i>, quando seduziu Dustin Hoffman, o filho do sócio de seu marido.
Casada com um empreiteiro até 1957, Bancroft voltou a casar em 1964, com Mel Brooks, que conheceu em um programa de entrevistas.
Após <i>A Primeira Noite de um Homem</i>, a carreira de Bancroft ganhou impulso e a atriz foi indicada para o Oscar por </i>The turning point</i> (1977), com Shirley MacLaine, e <i>Agnes de Deus</i> (1985), com Jane Fonda.
Os últimos filmes de Bancroft foram <i>Delgo</i> (2004), <i>Doce Trapaça</i> (2001), <i>Tenha Fé</i> (2000) e <i>Uma Paixão em Florença</i> (2000).