Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Atrasos nos aeroportos têm origem em troca de equipamento, diz Aeronáutica

Quarta, 20 de Junho de 2007 às 14:16, por: CdB

O diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), major-brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso, atribuiu os atrasos de vôos nos principais aeroportos brasileiros à substituição de monitores de trabalho (consoles) no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo em Brasília (Cindacta-1). Segundo Cardoso, cinco dos nove equipamentos apresentaram problemas técnicos e tiveram que ser trocados nesta terça-feira.

- Durante esse período de troca, que não é uma coisa rápida, houve essa demora por não termos condições operacionais. Até que isso fosse atingido [condições operacionais], as aeronaves não tinham condições de decolar porque não havia a possibilidade de fazer o controle, então foi muito mais por segurança do que por outra coisa -, explicou o diretor, em depoimento nesta quarta-feira à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, do Senado.

O brigadeiro disse que houve divergências entre os controladores e a área técnica do Cindacta sobre a necessidade de trocar os equipamentos. Segundo ele, a área técnica dizia que os monitores tinham 95% da condição total de operação, mas os controladores consideravam que isso não era suficiente.
 
- Os controladores julgavam que os monitores não estavam em condições, enquanto a área técnica dava o parecer de que eles [os monitores] estavam em condições. Como o controlador é quem dá a palavra final em relação à segurança dos vôos, nós fizemos a troca dos monitores -, explicou.   

De acordo com Cardoso, a substituição dos equipamentos estava programada para hoje, mas foi antecipada devido ao alerta dos controladores. Ele negou que os equipamentos trocados estivessem obsoletos.

 
 

Tags:
Edições digital e impressa