Quase 10% dos vôos programados para ocorrer entre zero hora e 14h desta quarta-feira sofreram mais de uma hora de atraso. De acordo com boletim divulgado pela Infraero, foram afetados 95 dos 977 pousos e decolagens. Em Brasília, saíram fora de horário 10 dos 73 vôos (13,7%) e, em Congonhas (SP), foram afetados 13 das 159 operações (8,2%).
Nesta manhã, o sistema do controle aéreo de Curitiba (PR), o Cindacta-2, que monitora os vôos do Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste do país, teve uma pane. Segundo a Infraero, a estatal que administra os terminais aéreos, houve falha no sistema entre as 7h30 e as 9h30.
Em nota, a Aeronáutica informou que o sistema de tratamento de planos de vôo do Cindacta-2 teve de ser reinicializado por volta das 10h40. Para preservar a segurança, os vôos tiveram o espaçamento aumentado de cinco para dez minutos, até que o sistema fosse restabelecido. Ainda de acordo com a Aeronáutica, o fato, somado ao grande volume de tráfego aéreo e à operação de apenas uma pista em Congonhas, contribuiu para os atrasos.
Rio de Janeiro, 11 de Janeiro de 2026
Edições digital e impressa