Nesta quarta-feira, acontecerá uma série de atividades em memória das vítimas da Chacina de Vigário Geral, que completará 14 anos. Participarão João Tancredo, advogado e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), Marcelo Freixo, deputado estadual e membro da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, entre outros.
A programação durará um dia inteiro, começando por uma missa na Igreja São José, na Praça XV, às 9 horas da manhã. Depois, uma passeata seguirá do Palácio Tiradentes até o Tribunal de Justiça do Rio (TJ/RJ), onde haverá um ato público. À noite, acontecerá no Jardim América o debate “14 anos sem Justiça Social, Saúde, Educação e Transporte”.
As atividades são organizadas pela Associação de Moradores de Vigário Geral, Associação Artística e Cultural de Vigário Geral, Conselho Popular e Rede Contra a Violência. O objetivo da iniciativa é não deixar que a Chacina de Vigário caia no esquecimento e chamar a atenção da sociedade para uma política de Segurança Pública baseada na criminalização das comunidades de periferia.