Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2026

Ato de criação da CPI do Apagão vai a publicação

Quinta, 26 de Abril de 2007 às 17:31, por: CdB

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), informou, na noite desta quinta-feira, que já recebeu da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, a decisão que determina a instalação, em 48 horas, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a crise no setor aéreo nacional.

Chinaglia informou também que já mandou para publicação no Diário Oficial da Câmara o ato de criação da CPI e notificou os líderes partidários para que indiquem, até quarta-feira, os membros da comissão.

Os líderes do PSDB, Antônio Carlos Pannunzio (SP), e do Democratas, Onyx Lorenzoni (RS), já escolheram os representantes dos dois partidos na CPI do Apagão Aéreo. Como titulares, os tucanos indicaram os deputados Gustavo Fruet (PR), Zenaldo Coutinho (PA) e Vanderlei Macris (SP) e, como suplentes, Otávio Leite (RJ), Rodrigo de Castro (MG) e Carlos Sampaio (SP). Os democratas indicaram Solange Amaral (RJ), Vitor Penido (MG) e Vic Pires Franco como titulares e Efraim Filho (PB), Davi Alcolumbre (AP) e Silvinho Pecccioli (SP) como suplentes.

O PPS, que também é de oposição, ainda não indicou representantes para a CPI. O partido tem direito a um cargo de titular e a um de suplente.

O bloco formado por PMDB/PT/PP/PR/PTB/PSC/PTC/PTdoB tem direito a 12 cargos de titulares e igual número de suplentes. O bloco formado por PSB/PDT/PCdoB/PMN/PAN tem direito a três cargos de titulares e três de suplentes. Ao todo, a CPI do
Apagão Aéreo terá 24 deputados titulares e 24 suplentes. Os partidos da base aliada ao governo ficarão com 16 cargos de titular e igual número de cargos de suplente e os de oposição, com oito cargos de titular e oito de suplente.

Os representantes dos partidos da base aliada só deverão ser indicados na próxima quarta-feira, conforme decidiram seus  líderes, em reunião na tarde desta quinta.

- Até quarta-feira, estaremos com todos os nomes indicados. O presidente Arlindo Chinaglia pediu para não retardarmos as indicações, porque quer instalar a CPi na própria quarta ou na quinta-feira -, disse o líder do governo, deputado José Múcio (PTB-PE).

Tags:
Edições digital e impressa