Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2025

Atentados explodem um trem na Índia

Pelo menos 64 pessoas morreram em uma série de explosões em um trem no norte da Índia que estava a caminho do Paquistão. Passageiros sobreviventes dizem ter ouvido duas explosões quando o trem estava perto de Panipat, no Estado de Haryana, 80 quilômetros ao norte de Nova Déli, capital do país. (Leia Mais)

Segunda, 19 de Fevereiro de 2007 às 09:55, por: CdB

Pelo menos 64 pessoas morreram em uma série de explosões em um trem no norte da Índia que estava a caminho do Paquistão. Passageiros sobreviventes dizem ter ouvido duas explosões quando o trem estava perto de Panipat, no Estado de Haryana, 80 quilômetros ao norte de Nova Déli, capital do país.

Samjhauta Express - conhecido como o Trem da Amizade entre os dois países, por restabelecer o trajeto entre Nova Déli e Lahore, no Paquistão - segundo um porta-voz do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, foi atingido "ato de terror". As autoridades indianas disseram que o incidente deixou vários feridos e o número de mortos ainda pode subir.

Após as explosões, dois vagões foram cercados por uma bola de fogo, segundo testemunhas. Os feridos foram retirados dos vagões em chamas por outros passageiros.

- Eu ouvi uma explosão alta e tudo virou fumaça. Considerando a intensidade da fumaça, muitas pessoas devem ter morrido sufocadas antes de serem queimadas - disse a passageira Tara Chand à agência inglesa de notícias Reuters.

Autoridades dizem que muitas das vítimas são paquistanesas, mas há também oficiais de segurança indianos entre os mortos. Segundo funcionários do serviço ferroviário, cinco explosivos pequenos, capazes de causar grandes incêndios, foram desarmados no local. O Samjhauta Express é um dos dois serviços de trem que voltaram a ligar a Índia ao Paquistão, depois de ficar suspenso por dois anos. O serviço foi reaberto em 2004, como parte do processo de paz entre os dois países.

Tags:
Edições digital e impressa