Um buzinaço celebrou nesta sexta-feira no centro de Atenas a vitória da Grécia sobre os Estados Unidos (101 a 95), nas semifinais do Mundial de Basquete.
O primeiro-ministro grego Costas Caramanlis saudou a vitória "histórica", em um telegrama de felicitações à equipe. "Todos os gregos estão com vocês para a final de domingo", escreveu.
Ao fim da partida, os moradores do centro da capital saíram às varandas de suas casas para aplaudir e muitos exibiam a bandeira da Grécia.
Centenas de pessoas seguiram para a praça de Omonia, centro tradicional das comemorações esportivas nacionais. "Olé olé", gritavam os torcedores.
Durante toda a partida, o centro ateniense permaneceu deserto, com os serviços públicos funcionando em marcha lenta.
Os gregos já garantiram o melhor resultado de sua história em Mundiais, que até hoje era o quarto lugar de 1998. Com a prata já assegurada, a seleção da Grécia, no entanto, pode muito bem sonhar com o primeiro lugar, depois da ótima atuação desta sexta-feira e da vitória sobre o superfavorito ao título.