A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) destacou 20 agentes para fiscalizar o atendimento das empresas aéreas aos passageiros nos dois principais aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos. A fiscalização mais intensa, que faz parte de uma operação iniciada nesta segunda-feira pela Anac, inclui ainda os aeroportos de Brasília e Tom Jobim, no Rio.
No Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, o acompanhamento do trabalho das empresas será feito por quatro fiscais e, no de Cumbica, em Guarulhos, por 16 agentes. Segundo nota da Anac, a operação deve durar até o final deste ano.
— Tem sido feito o máximo de esforço possível para que o usuário receba o tratamento adequado e necessário. Pode haver algumas falhas neste momento, mas a fiscalização que estamos fazendo é justamente para que, se houver alguma falha, a gente tente consertá-la —, afirmou o gerente regional da Anac em São Paulo, Janor Alfredo Basílio Dias.
De acordo com Basílio Dias, a Anac vai fiscalizar o check-in, a sala de embarque, os casos de atraso de vôos, overbooking (venda de passagens em excesso) e extravio de bagagens.
— Os fiscais têm obrigação de ver o que está sendo passado para os passageiros —, disse ele.
O gerente da Anac ressaltou que a empresa sempre fiscalizou as companhias aéreas e que idéia da operação não foi tomada por causa do acidente ocorrido com o avião da TAM, no dia 17 de julho, em São Paulo. Segundo ele, a fiscalização não está sendo feita em função do acidente.
— Isso já era planejado anteriormente. E a idéia principal é que melhorem, cada vez mais, as condições dos usuários dentro dos aeroportos —, disse Dias.
Basílio Dias informou que os passageiros também podem fazer críticas e reclamações sobre as companhias aéreas, na seção de aviação civil dos aeroportos do país.
— [Lá] eles terão apoio para preencher os formulários, receber orientações quanto à legislação e quais são os direitos que eles têm —, explicou.
Atendimento de empresas aéreas em aeroportos de SP será acompanhado por 20 fiscais
Segunda, 03 de Setembro de 2007 às 17:08, por: CdB