Ataques na Líbia podem ocorrer em algumas horas, mas forças leais a Gaddafi intensificam reações
O porta-voz do governo da França, François Baroin, afirmou que os ataques militares contra a Líbia podem ocorrer a qualquer momento. – Os ataques terão lugar rapidamente, disse.
O porta-voz do governo da França, François Baroin, afirmou que os ataques militares contra a Líbia podem ocorrer a qualquer momento.
– Os ataques terão lugar rapidamente, disse. Baroin afirmou que a intervenção militar não deve ser interpretada como uma ocupação do território líbio, mas um dispositivo de natureza militar para proteger o povo líbio visando a liberdade.
O presidente norte-americano, Barack Obama, falou por telefone com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para coordenar a estratégia militar a ser executada na Líbia. Em comunicado, a Casa Branca informou que os dirigentes concordaram com o fato de que a Líbia deve respeitar imediatamente os termos da resolução e que a violência contra a população civil deve cessar. Os dirigentes chegaram a um acordo sobre as próximas etapas e sobre o fato de continuar a trabalhar com os árabes e com os outros parceiros internacionais para assegurar a aplicação das resoluções do Conselho de Segurança sobre a Líbia, diz o texto.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou com dez votos favoráveis e cinco abstenções, inclusive a do Brasil a resolução que estabelece uma zona de exclusão aérea na Líbia e autoriza todas as medidas necessárias para proteger civis e áreas habitadas de ataques das forças leais ao regime do presidente líbio, Muammar Gaddafi.
Forças leais a Gaddafi atacaram a cidade de Misrata, a 200 quilômetros a Oeste de Trípoli - , depois de disparos de artilharia pesada.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.