Um atentado suicida matou ao menos oito pessoas nesta quarta-feira perto de uma base militar ao sudoeste da capital da Argélia, afirmaram testemunhas. Outras 20 pessoas ficaram feridas do ataque.
O atentado foi perpetrado com um caminhão refrigerado carregado com explosivos na comunidade de Lakhdaria, cerca de 80 quilômetros ao sul de Argel, na região de Kabylie. A explosão danificou um acampamento militar e provocou pânico na região, que foi vítima de violência generalizada nos anos 1990 e tem a segurança elevada constantemente.
A explosão chega no dia da abertura dos Jogos Africanos, um dos maiores eventos esportivos do continente, que ocorre na Argélia em 2007. Além disso, Nicolas Sarkozy fez na terça-feira sua primeira visita à Argélia com presidente da França.
Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado até o momento. O ataque foi o maior no país desde outro atentado suicida há três meses em Argel (capital), no qual 30 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas.
A Argélia tenta superar os confrontos com insurgentes islâmicos que mataram até 200 mil pessoas desde que as eleições de 1992 foram canceladas pelo Exército. À época, o partido islâmico liderava as pesquisas de opinião.
A violência diminui no país desde o fim da última década, mas ataques esparsos da rede terrorista Al Qaeda vêm aumentando.