Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Ataque hacker deixa serviços da prefeitura do Rio de Janeiro fora do ar

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Terça, 16 de Agosto de 2022 às 08:41, por: CdB

De forma preventiva, o portal da prefeitura e o Carioca Digital, assim como todos os seus serviços, foram retirados do ar para preservar os dados. O serviço Táxi Rio também foi afetado, desde cedo, deixando pacientes de hemodiálise e outros tratamentos que dependem do serviço sem ter como ir para as unidades de Saúde.

Por Redação, com agências de notícias - do Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio informou na noite de segunda-feira, por meio de nota, que a Empresa Municipal de Informática e Planejamento (IplanRio) prossegue trabalhando para normalizar o sistema do Datacenter que sofreu uma ação hacker na madrugada de hoje.
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Trabalhos para normalizar o sistema continuam
De forma preventiva, o portal da prefeitura e o Carioca Digital, assim como todos os seus serviços, foram retirados do ar para preservar os dados. O serviço Táxi Rio também foi afetado, desde cedo, deixando pacientes de hemodiálise e outros tratamentos que dependem do serviço sem ter como ir para as unidades de Saúde.

Sem condições de atendimento

Os principais serviços prestados à população no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, também ficaram fora do ar e sem condições de atendimento ao público. “A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan estão trabalhando para minimizar o impacto e fazer com que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível”, informou a prefeitura.

A prefeitura informa que a Iplan Rio (Empresa Municipal de Informática) está tentando normalizar o sistema.

– Os servidores da Iplan identificaram uma ação hacker em parte do sistema digital da prefeitura. Imediatamente implementamos uma série de ações para preservar os dados e retiramos do ar, de forma preventiva, todos os sistemas. Nossos técnicos estão trabalhando para que os serviços comecem a ser normalizados e pedimos a compreensão e paciência dos cariocas – afirma Claudio Fonseca, do Iplan Rio.

Entre os sistemas retirados do ar está os que são utilizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, muita gente passou a noite na fila. Porém, a direção da unidade só pode atender 70 pessoas, de maneira manual.

Em alguns casos, o atendimento foi agendado para outros dias. A paralisação do sistema, no caso, atrasa a atualização de cadastros de programas sociais.

– Não é de se admirar que mais um portal estatal caia em mãos maliciosas. A segurança dos sistemas e dos serviços públicos está longe de ser adequada. Mesmo depois da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), nossos dados estão mais em risco que nunca – diz Wanderley Abreu Jr, especialista em segurança de computadores e criptografia pelo MIT e CEO da Storm Group.

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