Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

Atacado pressiona e inflação pelo IGP-M dobra na 2a prévia

Sexta, 19 de Fevereiro de 2010 às 07:31, por: CdB

A inflação pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) mais do que dobrou na segunda leitura deste mês, em razão de maiores custos no atacado.

O indicador teve alta de 1,10% na segunda prévia de fevereiro, ante avanço de 0,51% em igual período de janeiro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Economistas projetavam uma leitura de 1,01%, segundo a mediana de 10 prognósticos que variaram de 0,86% a 1,10%.

O Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 1,34% na segunda leitura deste mês, depois da elevação de 0,44% na segunda de janeiro.

O IPA agrícola teve variação positiva de 0,38%, contra alta anterior de 0,16%. O IPA industrial avançou 1,64%, bem acima do avanço de 0,53% de antes.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,80% nesta leitura, ante avanço de 0,74% na segunda prévia do mês passado.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,39% na segunda leitura deste mês, após elevação de 0,40% na de janeiro.

A segunda leitura do IGP-M de fevereiro foi calculada com base na variação dos preços entre os dias 21 de janeiro e 10 de fevereiro.

Tags:
Edições digital e impressa