Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Astronautas ainda procuram vazamento

Terça, 06 de Janeiro de 2004 às 21:42, por: CdB

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) não conseguiram encontrar um vazamento que poderia ser a causa de uma perda de ar no complexo em órbita. A Nasa disse que os dois ocupantes da ISS, o norte-americano Michael Foale e o russo Alexander Kaleri, realizaram uma busca exaustiva com equipamento de ultra-som, mas não encontraram a fonte da perda de ar.

A busca se concentrou em válvulas e comportas da estação, e foi sem sucesso. Pat Ryan, um porta-voz da Nasa no centro espacial de Cabo Canaveral (Flórida), declarou à imprensa que o próximo passo será examinar os segmentos russos e americanos da ISS, que tem um peso, na Terra, de 200 toneladas.

O controle da missão em Moscou disse que a perda de pressão começou no dia 22 de dezembro, mas garantiu que é muito pequena e não representa um perigo para os dois ocupantes da estação.

De acordo com a Nasa, é possível que não haja um vazamento de ar e que o problema tenha sido causado por um gerador de oxigênio que funcionou de maneira intermitente durante as últimas semanas.

No entanto, Ryan disse que a situação adquiriu "grande importância para continuar a investigação durante os próximas dias e, talvez, semanas".

Foale e Kaleri se encontram na ISS desde outubro do ano passado e deverão regressar à Terra em abril a bordo de uma nave russa, depois da suspensão das missões das naves espaciais americanas devido ao desastre do Columbia ocorrido no dia 1º de fevereiro do ano passado.

Tags:
Edições digital e impressa