Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2026

Assassino e estuprador é executado na Geórgia

Segunda, 19 de Julho de 2004 às 20:00, por: CdB

Um homem que estuprou e assassinou sua sobrinha de dois anos em 1984 foi executado nesta segunda-feira, no estado da Geórgia, depois que a Suprema Corte dos EUA negou um pedido para adiar a aplicação desse castigo.

Fontes da penitenciária estatal de Atlanta (Geórgia) disseram que Albert Crawford, de 57 anos, recebeu uma injeção letal depois de permanecer 20 anos no corredor da morte.

Acrescentaram que a solicitação de adiamento foi negada apesar de os advogados de Crawford terem argumentado que havia provas que poderiam estabelecer que ele não era o culpado pelo assassinato.

Essas provas consistiam em dois pelos achados no corpo da menina cujo exame de DNA revelaria, segundo os advogados, que eles não pertenciam a Crawford mas ao verdadeiro autor do assassinato.

Segundo os promotores, Crawford entrou na residência da menina depois que a mãe, que era sua cunhada, se negou a manter relações sexuais com ele.

Durante o julgamento, Crawford proclamou que não lembrava nada porque no momento em que o incidente ocorreu estava completamente bêbado.

Na sexta-feira passada, a Junta de Anistias e Liberdade sob Palavra do Estado tinha negado interceder em favor do condenado depois de assinalar que as provas contra ele eram avassaladoras.

As principais provas que fizeram com ele fosse declarado culpado foram os pelos de Crawford achados no corpo da menina assim como o sangue da criança em seu automóvel.

A execução de Crawford estava previsto para acontecer em dezembro do ano passado, mas o Tribunal Supremo da Geórgia suspendeu o castigo à espera de um exame de DNA.

Posteriormente, os magistrados desse tribunal disseram que mesmo que esses exames revelassem a presença de outra pessoa no lugar do crime não livraria Crawford.

Crawford converteu-se no réu número 919 executado nos Estados Unidos desde que este país restabeleceu a pena de morte em 1976.

Tags:
Edições digital e impressa