Quem de nós nunca ouviu dizer que peixe é bom pra cabeça? A sabedoria popular atribui a vários alimentos propriedades benéficas para esta ou aquela função. Mas será que alguma destas crenças tem fundamento? Alguns pesquisadores atribuem a teoria do peixe aos seres humanos que se desenvolveram em regiões litorâneas. De qualquer forma, o fato é que diversos estudos estão dando evidências que comprovam a tese.
Já se descobriu que nutrientes do peixe, especialmente o ácido graxo ômega-3, são realmente necessários para o desenvolvimento do cérebro. Um estudo da Universidade de Harvard, feito no ano de 2005, analisou 135 mulheres e seus bebês e concluiu que quanto mais as mães tinham peixe na dieta durante o segundo trimestre de gestação, melhor o desempenho da criança em testes feitos aos seis meses de idade. Os cientistas aconselharam às futuras mamães que dessem preferência apeixes como o atum ou o salmão, pois os outros tipos poderiam ter altos níveis de mercúrio.
Outro estudo recente, publicado em uma revista científica americana constatou o efeito de uma dieta rica em peixe em adultos. Segundo a pesquisa, idosos com peixe na dieta pelo menos uma vez por semana, se saíam melhor em testes de memória e acuidade mental, em relação aos que não costumavam comer peixe. Peixe na dieta uma vez na semana também diminuiu em 10% o declínio mental anual.
Os médicos, atualmente, recomendam que o peixe faça parte de duas das refeições da semana, pois está finalmente comprovado o que a sabedoria popular já sabia há muito. O peixe realmente faz bem pra cabeça, pois melhora as funções cerebrais.