A presidente Gloria Macapagal Arroyo está muito perto de ganhar um novo mandato de seis anos nas Filipinas, de acordo com resultado de pesquisa de boca-de-urna divulgado nesta terça-feira. Mas seu principal adversário na disputa, o ator de cinema Fernando Poe Jr, insiste em declarar que está vencendo as eleições e advertiu para o perigo de fraudes.
A pesquisa do instituto Social Weather Stations mostra Arroyo com 40% dos votos e Fernando Poe Jr com 32%. Três outros candidatos dividem os votos restantes. Outras pesquisas, entretanto, sugerem uma disputa mais apertada, gerando incerteza para os filipinos e para investidores estrangeiros, já preocupados com a corrupção, a insurgência, uma dívida assustadora e uma economia fraca.
O resultado oficial só será conhecido em um mês, pois a contagem é feita manualmente por professores e as urnas levam muito tempo de viagem das zonas eleitorais aos centros de contagem.
Poe, um herói de 282 filmes, disse achar estranho que esteja atrás de Arroyo nas pesquisas.
- Estamos na frente mas a imprensa diz exatamente o contrário - disse ele. - Então peço à mídia que seja justa e fale a verdade.
Após uma campanha de três meses, Arroyo e Poe enviaram mensagens parecidas a seus eleitores. Ambos pediram vigilância contra fraudes durante a longa contagem e pediram à imprensa que reporte de forma precisa a contagem de votos.
Se for vencedora, Arroyo terá seu primeiro mandato democrático. Ela chegou à Presidência do país de maioria católica de 82 milhões de pessoas em 2001, na segunda revolta popular do país. Uma economista de 57 anos, educada nos EUA, filha de um ex-presidente, debelou um motim de funcionários em julho.
Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2026
Edições digital e impressa