Uma área verde equivalente a pelo menos 20 campos de futebol já foi destruída pelo fogo no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio.
Além dos 40 homens que tentam apagar o fogo dentro da mata, os bombeiros usam também um helicóptero para combater as chamas na floresta. Na tarde desta quarta-feira, a água da piscina de uma escola do Alto da Boa Vista era retirada para ser jogada sobre o fogo.
As labaredas avançam sobre a Mata Atlântica do Parque Nacional da Tijuca, que sofre com a estiagem prolongada. A última chuva que caiu no Rio foi no dia 30 de agosto. Por isso, a vegetação está muito seca. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi causado por ato de vandalismo.
Fogo controlado
Já foi controlado o incêndio no Parque dos Três Picos, na Região Serrana do estado.
O fogo atingiu a vegetação perto da Rodovia RJ-106, na altura de Cachoeiras de Macacu.
Segundo os operadores da concessionária que administra a rodovia, no trecho entre Itaboraí e Macuco, a visibilidade ficou muito ruim, obrigando motoristas a dirigir em baixa velocidade.
A reserva tem cerca de 46 mil hectares e está localizada nos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu. Segundo os bombeiros, o foco que atingiu a mata foi o único registrado até o momento. As equipes continuam em alerta para novos focos de incêndio na vegetação.