19.07.2011
Vem o Instituto da Democracia Portuguesa (IDP) chamar a atenção para as lições a aprender com a crise da Grécia. O estado grego encontra-se a caminho da falência e apresenta as características de um estado falhado. A sua capacidade para pagar as dívidas é inexistente e o potencial de crescimento do país é insuficiente para criar riqueza que permita cumprir os compromissos internacionais.
Ao cabo de um ano de implementação de um programa de austeridade iniciado em Maio de 2010, criou-se o consenso que não é possível inverter a situação de falência da economia grega. A recessão pela qual a Grécia está a passar nestes dois últimos anos, além de criar graves tensões sociais e debilitar a economia, ainda agrava mais o défice.
A U.E passou a aceitar a ideia de um incumprimento grego e admite a reestruturação da dívida soberana para que os custos para a Europa e para a economia global não sejam demasiados nem incontroláveis. Por isso tomou a decisão política de apoiar as autoridades gregas.