Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

<i>Apple</i> supera marca dos 100 milhões de <i>iPod</i> vendidos

Segunda, 09 de Abril de 2007 às 18:46, por: CdB

A empresa de informática Apple anunciou nesta segunda-feira ter superado a marca dos 100 milhões de iPods vendidos no mundo. O aparelho é o pioneiro dos reprodutores de música digital e se tornou um verdadeiro fenômeno social depois de seu lançamento, em novembro de 2001, detendo 75% do mercado de música digital.

Desde sua criação, o iPod teve dez versões diferentes, das quais cinco gerações do iPod clássico, reprodutor elogiado no mundo do marketing como objeto do desejo por seu design, funcionalidade e preço acessível.

O aparelhinho teve várias interpretações desde seu lançamento, do iPod mini depois substituído pelo iPod nano ao iPod vídeo, passando pelo shuffle (parecido com um clipe de lapela).

Um em cada quatro nova-iorquinos tem um, segundo alguns analistas alavancou as vendas da Apple, cuja base comercial era formada, até então, pelos computadores e softwares Macintosh, concorrentes dos programas para os computadores pessoais, dominados pela Microsoft.

Esta supremacia também despertou críticas, com os detratores reprovando a Apple pelo domínio do mercado de música digital ao associar de forma exclusiva o aparelho ao seu site de vendas on-line iTunes, que hoje detém 70% do mercado de música on-line baixada legalmente e paga.

Em abril, a Apple anunciou um acordo com a casa fonográfica EMI, que permitirá a leitura dos arquivos baixados no iTunes em leitores diferentes do iPod, graças à supressão dos direitos anti-cópia (DRM), um gesto destinado unicamente a melhorar a imagem da Apple, segundo analistas.

Tags:
Edições digital e impressa