A Apple lançou uma plataforma de publicidade específica para o iPhone. A nova tecnologia, chamada iAd, fará sua estréia na próxima atualização do sistema operacional da Apple. "Diversos apps para iPhone são gratuitos, ou vendidos a preços como 99 centavos ou 1,99 dólar. E gostamos disso. Usuários também gostam”, argumentou o CEO da Apple, Steve Jobs. “Mas estes desenvolvedores precisam encontrar um meio de fazer algum dinheiro. E nós gostaríamos de ajudá-lo.”
O iAd permitirá que os desenvolvedores incluam anúncios diretamente em seus apps. Os anúncios, por sua vez, serão projetados para oferecer um ambiente promocional rico, de forma que sejam miniapps dentro do app. De acordo com Jobs, eles são escritos inteiramente no padrão HTML5 – um claro golpe na direção da plataforma Flash, da Adobe.
De acordo com Jobs, o usuário médio de iPhone gasta cerca de 30 minutos por dia usando apps. “Se nós dissermos que queremos colocar um anúncio a cada 3 minutos, isso resultaria em 10 anúncios por aparelho por dia. Em breve teremos 100 milhões de aparelhos rodando o sistema do iPhone. Isso leva a um bilhão de oportunidades de anúncio por dia na comunidade de iPhone e iPod Touch”, disse Jobs. “Esta é uma bela oportunidade.”
A interatividade tem papel central na nova tecnologia. Jobs demonstrou um minigame baseado na animação Toy Story 3, uma miniloja com a marca Target e um vídeo comercial de tela cheia da Nike.