Rio de Janeiro, 11 de Fevereiro de 2026

Após surto de infecção, UTI é fechada no Recife

Terça, 14 de Agosto de 2007 às 09:00, por: CdB

Um surto de infecção causado por uma bactéria levou à interdição da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), um dos maiores hospitais de Recife, o Agamenon Magalhães. Conforme a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que determinou que a unidade não recebesse mais pacientes, a bactéria Enterococcus faecium, encontrada normalmente na flora intestinal do ser humano, responsável pelo surto, foi detectada em 17 pacientes do hospital. Seis deles tiveram de ser isolados. Segundo a Apevisa, a bactéria pode levar à morte.

O isolamento foi necessário, segundo o gerente-geral da Apevisa, Jaime Brito, porque a bactéria é de fácil contágio (transmissão por contato, principalmente pelas mãos) e por existir a possibilidade dela se espalhar para outras áreas do hospital. A Enterococcus faecium se mostrou resistente até mesmo ao antibiótico vancomicina, utilizado em tratamentos específicos de doentes que apresentam esse tipo de microorganismo. Ele afirmou ainda que é a primeira vez que esse tipo de microorganismo é encontrado em Pernambuco.

O diretor do Hospital Agamenon Magalhães, Antônio Trindade, informou há pouco que a situação está controlada. Ele confirmou que nenhum novo paciente pode ser internado na UTI-geral até que os seis doentes deixem a unidade de saúde. Os pacientes que necessitam de UTI estão sendo encaminhados a outros hospitais da rede pública.

Tags:
Edições digital e impressa