Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Após mudança no nome, aplicativo Snapchat quer manter o mercado aquecido

Há pouco mais de dois meses, os usuários e os profissionais de mídias sociais vêm recebendo com interesse as novidades que o Snapchat, aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos

Quarta, 26 de Outubro de 2016 às 08:16, por: CdB

Após a mudança de nome de Snapchat para Snap Inc., anunciada na segunda metade do último mês de setembro, a primeira grande novidade da empresa proprietária do aplicativo foi o lançamento dos Spectacles

Por Marcello M Perongini - do Rio de Janeiro:

 

Há pouco mais de dois meses, os usuários e os profissionais de mídias sociais vêm recebendo com interesse as novidades que o Snapchat, aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos para os mais modernos telefones celulares, apresentou com crescente frequência, em vista de sua oferta pública inicial (IPO, em inglês), estimada em US$ 25 bilhões  e prevista para o próximo mês de março de 2017.

snap.jpg
a primeira grande novidade da empresa proprietária do aplicativo foi o lançamento dos Spectacles, óculos coloridos que possuem uma câmera embutida

Após a mudança de nome de Snapchat para Snap Inc., anunciada na segunda metade do último mês de setembro, a primeira grande novidade da empresa proprietária do aplicativo foi o lançamento dos Spectacles, óculos coloridos que possuem uma câmera embutida, conectada ao celular via Bluetooth, para capturar momentos da vida dos usuários e publica-los diretamente no seu perfil na rede social.

Ainda, do ponto de vista financeiro. O aplicativo registra desde o ano passado uma fase de importante crescimento, com uma receita gerada de US$ 59 milhões. Para 2017, o Snap Inc. prevê aumentar em pelo menos quatro vezes o resultado de 2015. Sobretudo em função da abertura da plataforma aos anunciantes.

Público mais jovem

Fundado em 2011 por Evan Thomas Spiegel e Bobby Murphy. Ambos então alunos da Universidade de Stanford. O Snapchat conquistou rapidamente o público mais jovem, por sua característica de permitir o compartilhamento de vídeos e imagens e vídeos, que desaparecem depois de 24 horas.

No passado, este caráter efêmero deu origem a fortes críticas ao aplicativo. Acusado de não controlar seus usuários, que utilizavam o Snapchat para enviar fotografias de nudez. Que consagraram novos bordões da Internet (hoje utilizados inclusive em tom de brincadeira). Como  a expressão “Manda nudes!”, que seria a forma com que se pediam fotos e vídeos licenciosos aos demais usuários na rede social.

 

Marcello M Perongini, é consultor de Marketing Digital e articulista de Tecnologia, Internet e Redes Sociais do Correio do Brasil.

Tags:
Edições digital e impressa