Os ferroviários podem entrar em greve caso o laudo da SuperVia sobre o acidente com os dois trens, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, aponte que a batida ocorreu por causa de erro humano. Segundo o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Valmir de Lemos, o Índio, a tragédia da última quinta-feira teria sido provocada pela falta de manutenção no sistema de controle de tráfego.
A batida envolvendo um trem com 800 passageiros e uma composição vazia deixou oito mortos e 111 feridos, perto da estação de Austin, em Nova Iguaçu.
— Se a investigação da SuperVia apontar que o choque foi provocado por falha humana, podemos entrar em greve — disse Lemos.
Integrantes do Sindicato dos Ferroviários pretendem se reunir, nesta segunda-feira, para definir uma equipe que vai acompanhar as investigações do caso.
Além da SuperVia, companhia que administra a malha ferroviária, a polícia, a agência reguladora de transportes e o Ministério Público investigam a tragédia. O laudo da empresa sobre as causas do acidente deve ficar pronto até o próximo dia 10.