A Apimec, associação que reúne analistas e profissionais do mercado de capitais, aposta que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deve aprovar, até o final do ano, regras mais transparentes para as ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês).
A principal mudança deve ocorrer na norma que proíbe empresas ofertantes e bancos líderes de transmitir à imprensa qualquer tipo de informação sobre a oferta antes do fim da distribuição dos papéis.
O novo presidente da Apimec nacional, Milton Luiz Milioni, que comandava até o ano passado a Apimec São Paulo, classifica a proibição como prejudicial tanto para a empresa que lança ações como para os investidores.
Segundo ele, a proibição foi adotada para que as regras brasileiras ficassem em conformidade com a legislação da Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM dos Estados Unidos. Mas a própria SEC está revendo esse assunto, afirmou Milioni.
- A pior informação é a informação que você não tem - disse ele, durante almoço com jornalistas para apresentação da nova diretoria da Apimec.
Milioni afirmou ter sugerido ao presidente da CVM, Marcelo Trindade, que defenda mudança das regras de divulgação das ofertas públicas na CVM e no fórum da Iosco, organização internacional que reúne comissões de valores mobiliários de todo o mundo.
Ofertas em alta
A Bovespa registrou no ano passado desempenho recorde no lançamento de ações, com a captação de 9,3 bilhões de reais por meio de operações primárias e secundárias. Segundo a Apimec, a bolsa tem condições de superar esse desempenho em 2005, dependendo da condução da política monetária pelo Banco Central.
- Várias empresas têm interesse em abrir capital - disse Milioni.
- Mas se você tiver uma trajetória de aumento das taxas de juros continuada, vai afetar o projeto das empresas.
Mais otimista que a maioria dos analistas, o presidente da Apimec estima que o BC elevará os juros em 0,25 ponto nesta tarde e começará a reduzir a Selic já em março, embora acredite que o afrouxamento monetário deveria começar imediatamente.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central divulga no início da noite a meta da taxa Selic, que deve subir em 0,5 ponto, para 18,25 por cento, segundo a aposta da maioria dos analistas de mercado.
Apimec crê que IPOs serão mais transparentes até o fim do ano
Quarta, 19 de Janeiro de 2005 às 15:10, por: CdB