Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Apagão: PSDB e Democratas anunciam coleta de assinaturas para criar CPI

Quarta, 11 de Abril de 2007 às 16:38, por: CdB

As bancadas do PSDB e do Democratas (antigo PFL) no Senado se reuniram nesta quarta-feira e decidiram, por unanimidade, articular a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo. A informação foi confirmada pelos líderes dos dois partidos, Arthur Virgílio (AM) e José Agripino Maia (RN), respectivamente.

Virgílio afirmou que será providenciada a "coleta imediata" de assinaturas para viabilizar a comissão. O senador levantou ainda a possibilidade de serem criadas duas CPIs para investigar a crise aérea, uma no Senado e outra na Câmara.

- Se o Supremo Tribunal Federal der parecer favorável à consulta dos deputados pela montagem da CPI na Câmara, podemos fazer a outra no Senado. Ou, se for o caso, até mesmo uma comissão mista -, disse.

Na terça-feira, Agripino tinha adiantado que seu partido e o PSDB consultariam as bancadas para depois anunciar o pedido de criação da CPI.

Na segunda, o Supremo encaminhou à Procuradoria-Geral da República o processo relativo ao mandado de segurança que pede que a Câmara crie uma CPI. O procurador Antonio Fernando Souza deve elaborar seu parecer em cinco dias e devolver o processo ao relator no STF, ministro Celso de Mello, que deve apresentar seu voto final aos demais ministros em plenária.

Tags:
Edições digital e impressa