Cerca de 1 milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica, nesta terça-feira, em 21 municípios do interior de São Paulo, devido a um apagão provocado pelo mau tempo. A suspensão de energia durou das 10h às 10h30 e atingiu moradores das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, na Noroeste do estado.
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) divulgou nota explicando que "fortes chuvas e intensas ventanias" causaram o blecaute. De acordo com a CPFL, o mau tempo provocou curtos-circuitos e desligamentos de linhas de transmissão entre as usinas hidrelétricas de Promissão e de Nova Avanhandava, no Rio Tietê. Uma subestação que atende a usina de Promissão também foi desligada devido à intensidade das sobrecargas de raios.
Algumas cidades foram atingidas em sua totalidade por até 30 minutos. Em São José do Rio Preto, o corte atingiu 70% das casas, deixando 315 mil moradores sem energia. Em Araçatuba, 90% dos 200 mil moradores ficaram sem energia. O problema, que foi solucionado ainda pela manhã, causou prejuízos para o sistema de transmissão de dados financeiros dos bancos.
Apagão deixa 1 milhão de pessoas sem luz no interior de SP
Terça, 24 de Julho de 2007 às 18:33, por: CdB