Rio de Janeiro, 16 de Outubro de 2026

Anvisa amplia controle sobre alimento chinês

O Brasil proibiu a entrada e comercialização, em todo território nacional, de produtos alimentícios chineses. A medida preventiva, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira, também é válida para matéria-prima chinesa de origem láctea e outros alimentos que contenham leite, provenientes ou fabricados na China, na sua composição.(Leia Mais)

Terça, 07 de Outubro de 2008 às 09:25, por: CdB

O Brasil proibiu a entrada e comercialização, em todo território nacional, de produtos alimentícios chineses. A medida preventiva, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira, também é válida para matéria-prima chinesa de origem láctea e outros alimentos que contenham leite, provenientes ou fabricados na China, na sua composição.

A decisão da Anvisa é baseada em informações da Rede Internacional de Autoridades de Inocuidade dos Alimentos (INFOSAN) e da Agência Nacional de Inspeção da China que noticiaram 54 mil casos de problemas renais (possível bloqueio dos tubos renais e presença de pedras nos rins) em crianças e bebês chineses. O problema está relacionado ao consumo de fórmula infantil e produtos lácteos contaminados por melamina (produto químico usado na indústria de plásticos, não permitido para utilização em alimentos). Vários países nas Américas, incluindo parceiros do Mercosul, Ásia, África e Europa também proibiram a importação de laticínios chineses

– Apesar do Ministério da Agricultura garantir que o Brasil não mantém comércio bilateral de produtos lácteos com a China, a ação da Agência previne a entrada do alimento contaminado por meio de outros países – explica Denise Resende, gerente geral de Alimentos da Anvisa.

O Ministério da Agricultura noticiou, ainda, que não há nenhuma empresa fabricante de produtos lácteos na China habilitada para o comércio destes produtos no Brasil. Por precaução, as empresas do ramo alimentício, no Brasil, que tenham importado os produtos alimentícios da China, não poderão utilizá-los no processamento industrial de alimentos, nem efetuar o comércio destes produtos no país. Essa proibição permanecerá válida enquanto persistirem as condições que configuram risco à saúde da população.

Na semana passada, a Agência já havia alertado todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária sobre a ocorrência de casos relacionados a essa adulteração. Além disso, a Anvisa intensificou a fiscalização de entrada das cargas provenientes da China no país. As indústrias de alimentos também foram questionadas pela Anvisa quanto ao uso da matéria–prima chinesa contaminada nos alimentos.

Tags:
Edições digital e impressa