Os secretários e representantes das secretarias de Agricultura e Tecnologia da Informação estiveram se reuniram hoje com as comunidades rurais do Alto da Boa Vista e do Arroio Dourado. O objetivo foi explicar o funcionamento da internet rural, que o município vai disponibilizar gratuitamente para as casas e escolas daquela região.
As famílias que possuem computador só precisam adquirir uma antena para recepção do sinal da internet. Os interessados deverão se inscrever e em seguida receberão um login e senha para o acesso à rede mundial de computadores. Para atender os agricultores do município foram instaladas duas antenas uma para as áreas próximas ao aeroporto, outra na região do Remanso Grande e foi feita adaptações na antena do Morumbi, com as três antenas o município vai atender todos os agricultores.
Para o secretario Municipal de Agricultura, Eduardo Spada, o objetivo vai além da inclusão digital dos moradores das comunidades rurais. “Hoje em dia a internet não é mais luxo e sim uma ferramenta de trabalho, uma necessidade diária. Com essa tecnologia, os produtores poderão fazer pesquisa de mercado, verificar como está o clima e seus filhos poderão utilizar a internet nos trabalhos escolares e para o lazer”, afirmou o secretario.
“O investimento de aproximadamente R$40 mil na construção de torres e a reestruturação de uma que já existia vai beneficiar mais de 500 famílias”, concluiu Spada.
Para o morador do bairro Alto da Boa Vista, Altair Magri, a novidade é fator de integração com o mundo, “Na nossa idade nós conhecemos, mas não usufruímos muito por falta de prática e eu acho que a internet é isso, é participar do mundo”, disse Magri.
Segundo o Secretario Municipal de Tecnologia da informação Evandro Ferreira a tecnologia que vai ser usada é a pré-imax com frequência 5.8 e conectividade 512. “Isto vai dar uma confiabilidade muito grande do serviço, a idéia é que o serviço fique 24 horas por dia no ar ligado sem problemas”, explicou Ferreira.
Fotos: Tonico Lopes/AMN