As escolas do ensino fundamental e médio terão que monitorar o Índice de Massa Corporal (IMC) de seus alunos. Este é o assunto tratado pelo projeto de lei 240/07, de autoria do deputado Pedro Fernandes (DEM), que foi aprovado, nesta quinta-feira, em segunda discussão, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio.
— Minha grande preocupação é a de diminuir as alarmantes estatísticas que dão conta de 1,7 milhão de brasileiros atingidos pela anorexia nervosa, principalmente meninas entre 11 e 14 anos de idade —, revelou o parlamentar.
De acordo com o texto, jovens que estiverem com índice abaixo de 20 kg/m² ou acima de 30 kg/m², limites considerados normais pela Organização Mundial de Saúde, deverão ter, obrigatoriamente, suas condições físicas relatadas pela escola aos pais ou responsáveis.
O deputado lembrou o caso da modelo Ana Carolina Reston como exemplo da gravidade da doença, que pode levar uma pessoa à morte: Reston, que tinha 1,72 metros, morreu em novembro de 2006, aos 21 anos, pesando 40 quilos. O governador Sérgio Cabral terá 15 dias úteis, a partir do recebimento do projeto, para transformá-lo em lei.
Anorexia nervosa será monitorada em escolas
Quinta, 02 de Agosto de 2007 às 16:43, por: CdB