O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, aceitou o convite da presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, para visitar o país "em breve", afirma um comunicado divulgado, neste sábado, pelo escritório de imprensa do palácio presidencial.
Segundo o porta-voz do governo filipino, Ignacio Bunye, durante a reunião informal entre Annan e Arroyo, o secretário-geral da ONU lembrou o encontro anterior no Vaticano, há apenas duas semanas, durante o funeral do papa João Paulo II.
Annan também pediu o apoio de Arroyo à proposta de reforma da ONU, particularmente à substituição da Comissão de Direitos Humanos do órgão internacional por um Conselho de Direitos Humanos de tamanho menor, porém com mais poderes.
Outras mudanças previstas são a expansão do Conselho de Segurança, a rotatividade na presidência e a criação de uma Comissão de Construção da Paz.
A presidente filipina, que conversou com Annan na quinta-feira em Jacarta, onde participam da Cúpula Ásia-África que deve terminar hoje, disse ao secretário-geral que ele tem o apoio do governo das Filipinas às reformas previstas.
Annan aceita convite para visitar as Filipinas
Sábado, 23 de Abril de 2005 às 06:28, por: CdB