Autoridades angolanas prenderam duas pessoas que, segundo afirmam, participaram de um ataque armado ao ônibus que levava a seleção de futebol de Togo que participaria da Copa de Nações Africanas em Angola, matando dois membros da delegação.
O procurador angolano Antonio Nito disse em comunicado que as duas pessoas presas pertencem à Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), um movimento separatista que há três décadas trava uma guerra com o governo angolano.
"Os dois elementos da FLEC foram capturados no local do incidente, a estrada de Massabi, que liga os dois países (Angola e Congo)", disse o procurador no comunicado, publicado no site na Internet da agência de notícias estatal Angop.
Apesar de assombrada pelas mortes de integrantes do time de Togo no ataque perpetrado em Cabinda, a Copa Africana de Nações começou como estava previsto no estádio com capacidade para 50 mil pessoas em Luanda, capital de Angola.
Um espetáculo de fogos de artifício iluminou o estádio construído especialmente para o evento. Os torcedores fizeram um minuto de silêncio em respeito aos togoleses antes de o jogo de abertura começar entre Angola e Mali.
Os jogadores do Togo e o técnico, apesar de chocados com o ocorrido, disseram que competiriam para honrar as vítimas, mas o primeiro-ministro do país ordenou que o time voltasse para casa e enviou um avião para buscá-los.
O primeiro-ministro Gilbert Houngbo disse que seria errado deixar o time ficar em Angola e participar do torneio.
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse na cerimônia de abertura que seu país permanecia 100 por cento pronto para sediar a Copa do Mundo deste ano e afirmou ainda que o ataque angolano não tem qualquer influência sobre o torneio mundial em seu país.
A África do Sul será o primeiro país africano a sediar o maior evento de futebol do mundo.
Angola prende dois envolvidos em ataque a seleção de Togo
Autoridades angolanas prenderam duas pessoas que, segundo afirmam, participaram de um ataque armado ao ônibus que levava a seleção de futebol de Togo que participaria da Copa de Nações Africanas em Angola, matando dois membros da delegação.(Leia Mais)
Segunda, 11 de Janeiro de 2010 às 07:07, por: CdB