As autoridades de Roma raramente autorizam a realização de concertos dentro do Coliseu, mas na segunda-feira à noite houve uma exceção quando o tenor Andrea Bocelli cantou em um ato beneficente para ajudar as vítimas do terremoto que atingiu a Itália no dia 6 de abril.
Bocelli cantou 12 árias e canções napolitanas para uma audiência de elite de algumas centenas de pessoas que pagaram 1.000 euros (US$ 1.400) pelo ingresso para ajudar a reconstruir o conservatório de música de L'Áquila, que foi seriamente danificada no terremoto que matou cerca de 300 pessoas.
O tenor cego, sozinho ou junto com a soprano romena Angela Gheorghiu, cantou Ave Maria, de Schubert, O mio babbino caro, de Puccini, e clássicos napolitanos como O surdato 'nnamumurato e Santa Lucia Luntana.
Os 90 minutos de concerto foram transmitidos ao vivo pela televisão estatal RAI.
O show incluiu leituras sobre as vítimas do terremoto interpretadas pelos atores Virna Lisa e Leo Gullotta e acabou com a apresentação de Bocelli de Nessun Dorma, da ópera Turandot, de Puccini.
Entre os que estavam presentes estava a atriz italiana Gina Lollobrigida.
Os cantores estavam acompanhados pela Orquestra Sinfônica Abruzzese, da região que foi devastada pelo terremoto, e o Nuovo Coro Lírico Sinfônico Romano.
Apresentadores da Academia Nacional de Dança, cobertos de poeira branca para simular as vítimas do terremoto, dançaram lentamente em várias partes do Coliseu durante o concerto.
Por causa da condição delicada da arena de 2.000 anos e do espaço limitado para um palco, apenas poucos concertos ocorreram dentro do antigo anfiteatro. Estes incluem performances de Ray Charles e Paul McCartney.