Rio de Janeiro, 14 de Maio de 2026

Anatel, operadoras de telefonia e defesa do consumidor discutem cobrança da tarifa básica

Quinta, 04 de Agosto de 2005 às 08:13, por: CdB

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, vai intermediar, na próxima semana, uma reunião com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as 34 operadoras de telefonia fixa do país, e o presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), Celso Russomanno. O objetivo do encontro será buscar uma solução para a cobrança da assinatura básica de telefonia fixa.

Para o presidente do Inadec, uma solução poderá ser a assinatura de uma Convenção Coletiva de Consumo, instrumento jurídico previsto no Código de Defesa do Consumidor. Segundo ele, as entidades civis de consumidores e as associações de fornecedores ou sindicatos de categoria econômica podem regular por convenção escrita relações de consumo.

Russomanno afirmou que a cobrança da assinatura básica não tem amparo legal. - A assinatura básica não é uma tarifa, não tem amparo. Existe uma lacuna da lei que não dá amparo para que a Anatel autorize as cobranças - disse.

De acordo com a Anatel, o fim da cobrança da assinatura básica poderá prejudicar as operadoras e afastar os investimentos no setor. - As operadoras precisam de recurso para manter o serviço. Até porque como é um serviço público o Estado tem que assumir, caso as operadoras não tenham mais condições de prestar o serviço - disse Elifas Gurgel. Segundo ele, se a operadora entender que a tarifa pode ser zero e continuar a manter a prestação do serviço, a Anatel não vai se opor.

Tags:
Edições digital e impressa