Muitos analistas mostraram indiferença, nesta quarta-feira, aos planos da fabricante canadense de aviões Bombardier para construir uma nova família de jatos com investimento estimado em 2,1 bilhões de dólares.
A Bombardier, principal rival da Embraer no mercado de aviação regional, informou na terça-feira que buscará clientes para as aeronaves C Series, que poderão acomodar de 110 a 130 passageiros. A empresa do Canadá afirma que os modelos oferecerão 15 por cento de economia operacional para vôos curtos e transcontinentais.
Antes de lançar a nova família de aviões, a Bombardier buscará clientes para os produtos e também fornecedores dispostos a destinarem 700 milhões de dólares para financiar o projeto, bem como quantia similar de governos.
Fontes afirmam que os governos canadense e da província do Quebec estão preparados para emprestar cerca 700 milhões de dólares para persuadir a Bombardier a construir os novos aviões em Montreal. A Bombardier, no entanto, ainda conversa com o governo britânico sobre um auxílio para atrair a fábrica da empresa para Belfast.
O desafio imediato para a Bombardier é trazer seus fornecedores para uma parceria de compartilhamento de risco e contribuição financeira. Ao mesmo tempo, a fabricante tentará
persuadir companhias aéreas de todo o mundo de que precisam de aviões de 110 a 130 assentos, de acordo com especialistas.
- Acreditamos que a Bombardier ainda precisa de um número significativo de pedidos para lançar o C Series, dado que está entrando em um novo mercado com uma nova base de clientes - disse o analista Robert Fay, da Canaccord Capital, em relatório.
Alguns analistas afirmam que a Bombardier precisaria de cerca de 200 encomendas por aviões C Series antes de lançar oficialmente o programa de desenvolvimento dos jatos nos próximos meses.
Analistas apontam a norte-americana Northwest Airlines como potencial cliente-lançadora dos C Series, ao lado da alemã Lufthansa, que busca adquirir a rival de menor porte Swiss International Air Lines .
Além de competir com a Embraer, os modelos C Series, destinados a companhias aéreas de maior porte, enfrentariam a concorrência de aviões redesenhados da Boeing e da Airbus .
Se a Bombardier decidir ir adiante com o projeto C Series, os jatos entrariam em serviço comercial em 2010. Isso significa que o plano terá pequeno impacto no valor da Bombardier no curto prazo.
O analista James David, da Scotia Capital, vê os novos aviões contribuindo com 15 centavos de dólar canadense no lucro por ação em 2014, pequena porção dos 3 dólares canadenses esperados de ganho.
A Bombardier, que divulgará o resultado de seu quarto trimestre fiscal no próximo dia 31, enfrenta queda na carteira de pedidos por seu jato regional de 50 assentos e crescimento lento nos pedidos por aviões para 70 e 90 passageiros.
Ainda que os negócios na aviação executiva estejam mostrando recuperação, a Bombardier ainda tenta cortar custos nas operações de aviões regionais e reorganiza seus negócios de fabricação de trens.
O analista Nick Morton, da RBC Capital Markets, disse que 119 dos 223 aviões regionais na carteira d pedidos da Bombardier estão ameaçados pelas dificuldades financeiras das clientes Delta Air Lines, US Airways e Independence Air.
Analistas mostram indiferença à nova família de jatos Bombardier
Quarta, 16 de Março de 2005 às 14:32, por: CdB