A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disponibilizará em sua página na internet, no próximo dia 21, uma série de propostas para aumentar o espaço em algumas poltronas dos aviões. Segundo o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, uma pesquisa feita nas 27 capitais sobre a satisfação dos brasileiros com o espaço das poltronas dos aviões de carreira mostrou que 5% das pessoas ouvidas não se sentem "confortáveis nas aeronaves".
Na semana passada, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que tem 1,90 metro de altura, reclamou do espaço interno destinado pela empresas de aviação comercial aos passageiros.
— Mesmo que seja para uma minoria, temos que dar espaços. Pelo menos espaços [poltronas] especiais, que é a idéia com a qual estamos trabalhamos —, defendeu Zuanazzi.
Ele ressaltou que, há dois anos, a agência realiza estudos para dar prioridade às minorias.
No caso de pessoas com deficiência, o presidente da Anac informou que já existe regulação das empresas.
— A princípio, dá para fazer uma adaptação à realidade de nossos brasileiros sem que isso implique aumento de custos [para as empresas e, por conseqüência, no preço das passagens aéreas] —, disse.
Zuanazzi, que está participando de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para discutir o marco regulatório do setor, também comentou a crise aérea nacional. Para ele, a Anac tem sido vítima de "perseguição".
— Não se está colocando com precisão o papel da Anac. Toda agência tem uma responsabilidade. No nosso caso, cumpriremos a nossa a pleno. Já vim seis vezes à CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] —, afirmou Zuanazzi.
Segundo ele, por conta da crise aérea, o papel da agência foi "estereotipado", como se todos os problemas da aviação civil estivessem concentrados na gestão da agência.
Anac apresenta dia 21 propostas para aumentar espaço nas poltronas
Segunda, 13 de Agosto de 2007 às 16:27, por: CdB