Rio de Janeiro, 27 de Dezembro de 2025

Anac afirma que carnaval será tranquilo

Quarta, 14 de Fevereiro de 2007 às 15:50, por: CdB

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela fiscalização das empresas aéreas, e o Comando da Aeronáutica, que cuida do controle do tráfego aéreo, asseguraram à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que o carnaval vai ser tranqüilo.

Em reunião convocada nesta terça-feira pela ministra, no Palácio do Planalto, a Anac e o comando da Aeronáutica apresentaram as estratégias para evitar um novo apagão aéreo durante o carnaval. Na reunião com a ministra Dilma, estavam presentes o ministro da Defesa, Waldir Pires, a diretora da Anac, Denise Abreu, o Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, e o presidente da Infraero, José Carlos Pereira.

A maior preocupação do Palácio do Planalto é com a capacidade das companhias de aviação. A ministra Dilma fez muitas perguntas e foi tranqüilizada pela Anac. Há informações de que, a exemplo do que aconteceu no Natal, empresas tenham vendido mais passagens do que lugares disponíveis nos aviões, o chamado overbooking, e que tenham promovido muitos vôos charters, que reduzem a capacidade de transportar passageiros nas linhas regulares.

Denise Abreu, diretora da Anac, que participou da elaboração do plano de contingência do governo e apresentou as medidas anunciadas na semana passada, assegurou que todos os cuidados foram tomados e que os passageiros não vão encontrar problemas para viajar durante o carnaval. Denise disse, por exemplo, que a TAM, que provocou os maiores problemas no Natal, informou que vai deixar quatro aviões com tripulação para serem usados caso haja algum problema. No caso das demais companhias, não haveria necessidade disso, porque elas não apresentariam nenhum problema desta natureza.

Os boatos, desta vez, são que de que a Gol é que poderia ter problemas no carnaval. Mas a Anac garante que conversou com todas as companhias e acompanhou todo o sistema de reserva não só dela, como das demais, não encontrando indícios de irregularidades.

Tags:
Edições digital e impressa