Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2026

Amorim repudia atentado racista na Casa do Estudante da UnB

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, voltou a afirmar, nesta sexta-feira, que o incêndio na madrugada desta quarta, em apartamentos da Casa do Estudante da Universidade de Brasília (UnB) onde ficam alojados alunos africanos, "é um incidente que nos enche de vergonha". (Leia Mais)

Sexta, 30 de Março de 2007 às 10:38, por: CdB

Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, voltou a afirmar, nesta sexta-feira, que o incêndio na madrugada desta quarta, em apartamentos da Casa do Estudante da Universidade de Brasília (UnB) onde ficam alojados alunos africanos, "é um incidente que nos enche de vergonha". E acrescentou:

- Espero que nunca mais se repita.

Amorim disse que o Ministério das Relações Exteriores acompanhará a apuração da autoria do incêndio, feita pela Polícia Federal. O ministro defendeu que haja uma investigação a fundo e "que as causas que geraram isso sejam totalmente removidas".

Testemunhas afirmaram que um grupo de pessoas ateou fogo na porta de três apartamentos onde moravam dez alunos alunos africanos. A Polícia Federal já instaurou inquérito e intimou oito pessoas a prestarem depoimento a partir dessa sexta, segundo a superintendente regional Walquíria Andrade.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informa que o governo brasileiro reitera seu repúdio a quaisquer atos de violência que não se coadunam com o espírito aberto, tolerante e acolhedor do povo brasileiro.O reitor Timothy Mulholland, declarou hoje que o 28 de março será o Dia da Igualdade Racial na Universidade de Brasília.

Tags:
Edições digital e impressa