Rio de Janeiro, 02 de Novembro de 2026

Amorim diz que governo deve discutir compensação pela energia comprada do Paraguai

Sexta, 25 de Abril de 2008 às 16:10, por: CdB

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta sexta-feira acreditar que uma possível compensação econômica por parte do Brasil da energia comprada do Paraguai será discutida entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros da área e diretores de Itaipu. Amorim não soube informar a data da reunião.

— Quando for para discutir, certamente o presidente Lula vai ouvir os outros ministros e os presidentes da Itaipu e da Eletrobrás. Em conjunto se tomará uma posição. Já houve momentos que foi aprovada uma alteração, não da tarifa, mas de aumento da compensação paga pela energia não usada pelo Paraguai —, disse o ministro.

De acordo com Celso Amorim, “o Brasil fez pouco pelo Paraguai até hoje”, apesar dos benefícios que teriam sido obtidos pelo país vizinho com a construção da usina binacional de Itaipu.

Celso Amorim disse que várias alternativas poderiam ser adotadas para ajudar o país vizinho, como o financiamento para construção de linhas de transmissão de Itaipu a Assunção. Segundo ele, o que não se pode é mexer na essência do tratado.

De acordo com Amorim, é preciso que a questão seja tratada com “espírito de solidariedade, mas também com realismo”.

Tags:
Edições digital e impressa