Fechando sua participação com sete pontos na sexta colocação do Grupo 02 na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, o Américo não vai disputar a segunda fase da competição, algo que não acontecia há três anos.
Em 2008 o Américo se classificou com 20 pontos na segunda colocação e chegou até a terceira fase. No ano seguinte foi para a segunda fase na primeira posição com 31 pontos e foi eliminado na segunda fase. Já em 2010 garantiu sua vaga em terceiro com 22 pontos ganhos caindo também na segunda fase.
Para o presidente Celso Ferreira de Moura a campanha desse ano não era esperada. “Alguns de nossos jogadores foram embora e já havíamos perdido cinco partidas. Então fizemos algumas contratações e pegamos jogadores da base para cumprir tabela”, disse o dirigente.
Para o segundo semestre o Américo dispensou os atletas profissionais e foca agora nas categorias de base. “Voltamos com o profissional no começo do ano, vamos trabalhar com a base e preparar o time para a Segunda Divisão do ano que vem com no mínimo 70% de garotos da casa”, afirmou Celso Ferreira.