Rio de Janeiro, 21 de Maio de 2026

Americanos buscam "passes" para driblar segurança nos aeroportos

Terça, 21 de Junho de 2005 às 18:07, por: CdB

Os norte-americanos fizeram fila na terça-feira no Aeroporto Internacional de Orlando a fim de ter sua íris e suas digitais escaneadas, na esperança de conseguir um dos 30 mil passes de acesso rápido a postos de segurança em aeroportos.

O aeroporto de Orlando e a empresa Verified Identity Pass Inc., criada pelo jornalista Steven Brill, estão implementando um novo programa de segurança para os aeroportos dos EUA. A operação é também a primeira do tipo custeada pelo setor privado.

As medidas de segurança adotadas nos aeroportos norte-americanos foram intensificadas depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Mas o aumento da segurança gerou também reclamações dos passageiros devido às longas esperas.

Vários dos aeroportos norte-americanos já implementaram programas para conceder status especial para pessoas que viajam com frequência. Mas esses programas, até agora, funcionaram em pequena escala e foram dirigidos pelo governo.

Em troca do pagamento de uma taxa anual de 79,95 dólares, os passageiros que forem aprovados em um processo de verificação junto a agências federais poderão entrar em filas especiais, reservadas para os portadores de cartões que a empresa batizou de Clear Cards (cartões limpos)

"Não se trata de burlar a segurança," afirmou Brigitte Goersch, diretora da área de segurança do aeroporto de Orlando. "Esse processo apenas permitirá ao passageiro saber quanto tempo demorará na fila ao chegar nela."

Segundo Brill, ainda não se pode prever o quão mais rápido os passageiros com esses passes especiais conseguirão avançar porque o programa ainda não está em funcionamento.

Para conseguir o Clear Card, os passageiros precisam preencher uma ficha a ser analisada pela Agência de Segurança nos Transportes. O processo leva cerca de duas semanas. A agência promete rever com frequência o cadastro de todos os membros do programa.

Podem participar dele cidadãos norte-americanos e estrangeiros com visto de residência nos EUA.

As filas especiais podem começar a funcionar na metade de julho, segundo Carolyn Fennell, porta-voz do aeroporto.

O projeto piloto deve acolher 30 mil passageiros e será válido apenas para o aeroporto de Orlando. Brill afirmou que pretende expandi-lo no futuro.

Tags:
Edições digital e impressa