Ameaça petista
Com uma dívida de R$ 107 milhões, somando as contas dos diretórios federal, estaduais e municipais, o PT está atrás de 4 mil filiados inadimplentes, na tentativa de diminuir o rombo. Para intimidá-los, faz a ridícula ameaça de lhes cassar o direito de votar no III Congresso Nacional do PT, em agosto. Resultado: é claro que os inadimplentes não pagarão um só centavo ao partido, que nadava em dinheiro nos tempos do tesoureiro Delúbio Soares. O PT ficou pobre, mas Delúbio está rico. Apesar de ser um modesto professor de 2º grau, vai abrir um restaurante de luxo em São Paulo.
Bom ladrão
Os dias de hoje nos lembram o "Sermão do Bom Ladrão", escrito pelo padre Antonio Vieira. "Os teus príncipes são companheiros dos ladrões. E por quê? São companheiros dos ladrões, porque os dissimulam; são companheiros dos ladrões, porque os consentem; são companheiros dos ladrões, porque lhes dão os postos e os poderes; são companheiros dos ladrões, porque os defendem; e são, finalmente, seus companheiros, porque os acompanham e hão de acompanhar ao inferno, onde os mesmos ladrões os levam consigo", dizia Vieira em 1655. Nada mais atual.
Lunáticos
O esperto empresário Dennis Hope criou uma corretora para vender lotes na Lua a US$ 5 por um quilômetro quadrado. Acredite se quiser, mas nos últimos 20 anos, Hope já conseguiu vender terrenos aos ex-presidentes americanos Ronald Reagan e Jimmy Carter, além do atual ocupante do cargo, George W. Bush, demonstrando que os políticos americanos são verdadeiros lunáticos, exatamente como os brasileiros.
Intere$$es
Já faz um ano que o governo ameaça editar uma portaria com a proibição gradual da venda de eletrodomésticos que gastam muita energia, especialmente geladeiras, freezers e condicionadores de ar, cujo consumo exceda os limites estabelecidos para cada tipo e modelo. A idéia é boa, mas falta vontade política, porque, como sempre, há muitos intere$$es em jogo.
Inadimplência
Determinadas instituições não sabem o que fazer com seus recursos e acabam jogando dinheiro fora. Um bom exemplo é a pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, feita em março, mostrando que a maioria dos consumidores inadimplentes estão nessa situação por causa do desemprego pessoal ou de alguém da família. Ora, alguém precisava fazer pesquisa para chegar a essa brilhante conclusão?
Insônia
Problemas de sono afligem 70 milhões de pessoas nos EUA, segundo o Instituto Americano de Medicina. O sono faz o sistema nervoso funcione corretamente, enquanto a insônia baixa a imunidade, afeta a memória e reduz a concentração, causando acidentes de trabalho e perda de produtividade. Pessoas que dormem menos de cinco horas têm maior risco de pressão alta, porque o sono faz o coração desacelerar e a pressão sanguínea cair. Portanto, tire uma soneca e esqueça as mágoas.
Na agulha
A China vai abrir mais 300 centros de troca de agulhas de injeção, num esforço para deter a aids entre usuários de drogas. O país já tem 91 centros onde os viciados podem obter agulhas limpas. O uso de narcóticos com agulhas compartilhadas é a principal causa da disseminação da aids na China, onde nem mesmo o regime ditatorial consegue enfrentar o tráfico.