Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2026

Ambiente promove mutirão no Dia Estadual de Limpeza dos Rios

Pneus, carcaças de carro, eletrodomésticos, móveis e outros objetos são jogados diariamente nos rios, canais e lagoas. Uma amostra da grande variedade destes resíduos será exibida para um grupo de alunos, nesta segunda-feira, na ecobarreira do Rio Pavuna-Meriti, dentro da programação do Dia Estadual de Limpeza dos Rios. O mutirão será aberto pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e acontecerá, simultaneamente, em três pontos da cidade do Rio e em vários cidades do Estado.(Leia Mais)

Sábado, 14 de Março de 2009 às 09:47, por: CdB

Pneus, carcaças de carro, eletrodomésticos, móveis e outros objetos são jogados diariamente nos rios, canais e lagoas. Uma amostra da grande variedade destes resíduos será exibida para um grupo de alunos, nesta segunda-feira, na ecobarreira do Rio Pavuna-Meriti, dentro da programação do Dia Estadual de Limpeza dos Rios. O mutirão será aberto pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e acontecerá, simultaneamente, em três pontos da cidade do Rio e em vários cidades do Estado.

O Dia Estadual de Limpeza dos Rios está em sua terceira edição, e tem como objetivo permanente conscientizar as comunidades, sobretudo as ribeirinhas, para a necessidade de preservação ambiental, além de se tornarem multiplicadores da mensagem em prol da preservação dos corpos hídricos. Desde o início do trabalho de limpeza do rio Pavuna-Meriti, em novembro do ano passado, já foram retirados 2,1 mil toneladas de resíduos, entre as quais 283 pneus.

Durante o evento, que contará com a presença de alunos de seis escolas estaduais e municipais, diversas atividades culturais e recreativas com objetivo de informar a população e estimular ações de recuperação e preservação estarão acontecendo, dentre elas, a exposição de resíduos sólidos, como uma forma de conscientização dos danos que o lixo provoca no meio ambiente. Além disso, fazem parte da programação, atividades recreativas e de educação ambiental, como a apresentação da Orquestra de Violões Encantados e depoimento de agentes ambientais.

A secretária do Ambiente participará também das atividades das ecobarreiras do Canal do Cunha, na Maré, e da Cidade de Deus (Arroio Fundo). O Dia Estadual de Limpeza dos Rios, que este ano se associa às comemorações pelo Dia Mundial da Água (22 de Março) mobiliza também o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e outros órgãos estaduais, prefeituras, empresas, associações de moradores e de trabalhadores, ambientalistas, voluntários e representantes da sociedade civil de todo o Estado.

Tags:
Edições digital e impressa