As matrículas para a rede estadual de ensino têm algumas novidades para as inscrições de 2006. Agora, quem quiser entrar para as escolas de Ensino Normal - Formação de Professores - terá que fazer prova. A previsão é que o edital contendo datas, regras, número de vagas e conteúdos para estudar saia em setembro. A prova terá 50 questões objetivas de múltipla escolha: 20 questões de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais.
A Secretaria de Educação adianta que as inscrições também serão feitas pelo 0800 ou pela Internet, em outubro, mesmo período em que serão feitas as pré-matrículas para a 5ª série do Ensino Fundamental, fase 5 (EF) e fase 1 (EM) do Ensino de Jovens e Adultos e 1º ano do Ensino Médio. Os candidatos receberão cartas informando o local da prova, que ocorrerá em novembro.
A medida só muda as regras para o Ensino Normal e atende a uma antiga reivindicação dos diretores. Segundo o secretário de Educação, Claudio Mendonça, a entrada dos alunos por exame vai contribuir para o avanço educacional e fazer com que apenas se inscrevam os estudantes que querem atuar no magistério.
Para melhorar a qualidade do ensino é preciso melhorar a formação do professor. O critério para formá-lo tem que ser o de mérito, e não o de proximidade entre a escola e a residência, como nos demais cursos. A mudança ajudará as redes estadual, municipal e privada - afirmou Mendonça.
Em todo o estado, 37 mil jovens estudam nas 94 unidades que oferecem essa modalidade de ensino. Depois de quatro anos de estudos, eles estarão aptos a lecionar da Classe de Alfabetização à 4ª série do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
Alunos têm que fazer prova para ingressar no Ensino Normal
Quinta, 01 de Setembro de 2005 às 08:59, por: CdB