Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Alta temperatura faz cair nível do Sistema Cantareira

São Paulo registrou no fim de semana mais um recorde de alta temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado a temperatura máxima chegou a 35,7 graus Celsius (°C), a quarta maior observada para o mês de janeiro, desde o início das medições em 1952. No domingo, a temperatura também foi alta, de 35,6°C, a segunda maior este ano.

Segunda, 19 de Janeiro de 2015 às 08:41, por: CdB
cantareira.jpg
De acordo com Helena Balbino, meteorologista do Inmet, há possibilidade de que esses recordes sejam batidos ainda nesta segunda-feira
  São Paulo registrou no fim de semana mais um recorde de alta temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado a temperatura máxima chegou a 35,7 graus Celsius (°C), a quarta maior observada para o mês de janeiro, desde o início das medições em 1952. No domingo, a temperatura também foi alta, de 35,6°C, a segunda maior este ano. De acordo com Helena Balbino, meteorologista do Inmet, há possibilidade de que esses recordes sejam batidos ainda nesta segunda-feira, dependendo do horário que a chuva atingir a cidade. “Se a chuva chegar um pouquinho mais cedo, esfria a temperatura”, explica. A previsão para a semana é redução no calor. “A partir desta terça e quarta-feira, começa a chover e a temperatura diminui um pouco”, acrescenta. A meteorologista disse ainda que a região do Sistema Cantareira deve receber nesta segunda-feira chuva de fraca intensidade. “Talvez na quarta e na quinta-feira já chova de uma forma mais constante. Agora tem chovido, mas tem evaporado muito por causa do calor, então a chuva não está fazendo efeito”. O Sistema Cantareira recebeu no domingo precipitação de apenas 0,8 milímetro. Com isso, o nível dos reservatórios registra nova queda, passando de 5,9%  para 5,8% nesta segunda. O acumulado de chuvas deste mês é 60,9 milímetros, volume baixo se comparado à média histórica de 271,1 milímetros para o mês de janeiro. No Sistema Alto Tietê também não choveu no domingo, fazendo com que os reservatórios caíssem de 10,5% para 10,4% nesta segunda-feira. O acumulado de chuvas este mês é baixo, 32,5 milímetros, sendo que o esperado para janeiro chega a 251,5 milímetros. A Represa Guarapiranga registrou queda, passando de 39,3% para 38,9%. A pluviometria registrada no domingo foi zero. No acumulado do mês, o sistema recebeu 134 milímetros de chuva, sendo que a média histórica do mês é 229,3 milímetros.
Tags:
Edições digital e impressa