Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

Alimentação moderada e exercícios físicos são a fórmula da longvidade

Para combater o excesso de peso, prevenir doenças e conquistar uma vida saudável é preciso, antes de mais nada, lutar contra a preguiça. Este é o bordão tocado por todos os especialistas no ramo, desde professores de Educação Física a nutricionistas. (Leia Mais)

Domingo, 22 de Julho de 2007 às 20:23, por: CdB

Para combater o excesso de peso, prevenir doenças e conquistar uma vida saudável é preciso, antes de mais nada, lutar contra a preguiça. Este é o bordão tocado por todos os especialistas no ramo, desde professores de Educação Física a nutricionistas. O objetivo, no entanto, pode ser alcançado também com base em um simples cálculo matemático. A Pirâmide dos Alimentos, por exemplo, é "um símbolo desenvolvido para ajudar com que as pessoas façam escolhas alimentares saudáveis", explica o professor Eduardo Negrinni, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp).

O objetivo da pirâmide é promover a integração entre a alimentação balanceada e a atividade física constante. Segundo o nutricionista, uma dieta balanceada é aquela que completa as necessidades nutricionais de um indivíduo

- A Pirâmide dos Alimentos é orientada através de um gráfico dividido em seis faixas coloridas. As seis diferentes cores representam os cinco grupos alimentares, sendo eles os grãos, hortaliças, frutas, carnes e ovos, leites e substitutos, além dos óleos, todos imprescindíveis na alimentação diária. A quantidade de cada categoria de alimento a ser consumida é definida através da largura das faixas. As proporções não são exatas; servem apenas para dar noção comparativa entre os grupos. Além da proporcionalidade, o estreitamento da faixa, da base até o topo de cada grupo alimentar, representa a moderação. Ou seja, ingerir os alimentos mais saudáveis em maior quantidade - ensina.

Os exercícios físicos também são fundamentais para a saúde do ser humano. Caminhar, praticar a jardinagem, subir escadas, jogar futebol, nadar ou dançar são bons exemplos para ser ativo.
- Antes de mais nada, as atividades devem ser agradáveis. Nem todos acreditam que a solução seja freqüentar uma academia para praticar sua rotina diária de exercícios. Caminhar durante 10 minutos para o estacionamento, ponto de ônibus ou estação de metrô são opções viáveis - concluiu.

Tags:
Edições digital e impressa