A alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, apreendeu nesta quinta-feira 700 kg de fósseis que seriam transportados para a Alemanha. Essa foi a maior apreensão do tipo já feita pela alfândega local.
As investigações para a apreensão da carga começaram na quarta-feira. Segundo o inspetor José Antônio Gaeta, foram recebidas informações do serviço de inteligência da alfândega de que haveria uma situação anormal em relação a uma carga que seria transportada para a Europa, havendo possibilidade de fraude.
Outro fato que despertou a atenção dos agentes da alfândega para a carga foi o de que a documentação para o envio de fósseis não conferia, já que o documento da companhia aérea para a cobrança do frete estava em nome de uma empresa e a declaração de exportação em nome de uma pessoa física.
Os agentes decidiram então fazer uma vistoria física da carga, que estava sendo declarada como artesanato. Após a vistoria, o material foi enviado para a perícia, que constatou no início da tarde desta quinta que se tratava de fósseis.
Ninguém foi preso. Será feito um auto de infração e retenção da carga que será encaminhada para um centro de pesquisa de uma universidade. Também será feita uma representação fiscal ao Ministério Público Federal, que ficará responsável pelas investigações do caso.
Alfândega apreende 700 kg de fósseis em Cumbica
Quinta, 12 de Abril de 2007 às 15:00, por: CdB