A viúva do educador Paulo Freire, Ana Maria Freire, recebe nesta segunda-feira, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) a Medalha Tiradentes post-mortem, em homenagem ao marido. A entrega acontece durante realização em tributo à Freire, organizado pelo deputado Marcelo Freixo (Psol).
A entrega da medalha acontece às 10h e logo após tem início o Seminário "Paulo Freire, Sempre!". o seminário se dividirá em duas palestras, às 11h e às 14h. A primeira mesa terá a participação da professora Lizete Arelaro, da Faculdade de Educação da USP, e do dramaturgo, escritor e criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal, que discutirão a teoria e a prática para a liberdade e as diretrizes do pensamento de Paulo Freire.
Após o intervalo do almoço, acontece a segunda palestra sobre o cotidiano escolar e o pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. O painel será conduzido pelo deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ), professor da Faculdade de Educação da UFRJ, e pela professora Nilda Alves, da Faculdade de Educação da Uerj.
O pernambucano Paulo Freire morreu há dez anos, no dia 2 de maio de 1997. Ele entendia a Educação como um ato político pleno e pregava que o mero pragmatismo, na medida em que tornava o ser humano preso aos bens materiais, poderia levar a humanidade ao desastre. Marcelo Freixo ressalta que, para ele, a educação era compromisso.
"Ele dizia que alfabetizar é fazer com que a população possa ler o mundo. E isso é tarefa para a vida inteira", lembrou Freixo.