Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

Alerj aprova reajuste de 4% para servidores ativos e inativos

Quinta, 30 de Agosto de 2007 às 19:01, por: CdB

Com seis emendas incorporadas, o projeto de lei 795/06, de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste salarial de 4% aos servidores ativos, inativos e pensionistas das áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública, foi aprovado por 50 votos a favor e 14 contra, nesta quinta-feira, no plenário da Assembléia Legislativa do Rio. O aumento será concedido em cima dos vencimentos-base e soldos praticados em agosto de 2007, com efeitos financeiros a contar de 1º de setembro de 2007.
 
— O Governo tem 48 meses. Você não pode protestar uma duplicata que não venceu ainda. As posições contrárias são compreensíveis, mas o governador Sérgio Cabral está restabelecendo um critério há muito abandonado: o da política de reajustes no estado —, disse o deputado Paulo Melo (PMDB).

Das seis emendas aprovadas e incorporadas ao projeto original, três são de autoria do deputado Luiz Paulo (PSDB), duas da deputada Inês Pandeló (PT) e uma, votada com uma subemenda, do deputado Gerson Bergher (PSDB).

Com essas emendas, o Governo se compromete a estudar a adoção dos dois benefícios. Já a emenda do deputado Bergher transforma o "Anexo I" em "Anexo Único", o que foi modificado pela subemenda que passou a nomear o dispositivo apenas como "Anexo".

 O projeto de lei segue, agora, para o governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para transformá-lo em lei. O texto aprovado substitui mensagem anterior, retirada pelo governador na última sexta-feira, que concedia aos servidores um aumento de 25% escalonado em 24 meses.
 
— Voltei atrás por causa das divergências geradas por aquele reajuste. Porém, quero deixar claro que não estamos dando abono aos servidores. Estamos, sim, estabelecendo uma política séria e responsável de reajustes salariais que o estado não via há décadas —, justificou Cabral.

Tags:
Edições digital e impressa